Senhores Atenienses, Ouçam!

Senhores Atenienses, Ouçam!
Senhores Atenienses, Ouçam!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Schaeffer, Edith e L'Abri




Meio século atrás, um pastor americano chamado Francis Schaeffer abriu sua casa na Suíça, para quem estava lutando com as questões básicas da vida. Era o início de L'Abri, uma palavra que significa "abrigo". Ao longo dos anos, estudantes, mochileiros ateus incomodados, e os cristãos pensantes encontrou seu caminho para este chalé nos Alpes. Aqui eles encontraram a verdade bíblica, explicou, não só com uma sofisticação que era então raro no evangelismo, mas vivida.

Muitos dos que viajaram nas encostas dos Alpes, L'Abri se tornaram cristãos e aprendeu a se envolver suas culturas e aplicar sua fé para toda a vida. Duas gerações sobre a influência de Francis Schaeffer e Edith e o ministério da L'Abri é evidente entre os cristãos evangélicos em todos os lugares em sua abordagem não só ao evangelismo e à igreja, mas também para as ciências, artes, negócios e política.

Schaeffer morreu de câncer em 1984. Mas L'Abri continua com filiais em todo o mundo: na Austrália, Alemanha, Holanda, Suécia, Inglaterra, Coréia, Canadá, e dois nos Estados Unidos (em Southborough, Massachusetts, e Rochester, Minnesota). Esses centros de formação em filosofia cristã são o legado de um homem que de acordo com longa data associado e fundador do Instituto Francis Schaeffer Jerram Barrs-nunca se considerou um teólogo ou filósofo, mas simplesmente um pastor e evangelista.

Schaeffer tornou-se um cristão quando ele tinha 17 anos, depois de ler a Bíblia do começo ao fim e descobrir que as  respostas às perguntas que ele lutava, estavam respondidas nas Escrituras. Ele estudou no Seminário Fé e pastoreou igrejas em Delaware, Pensilvânia, e St. Louis.

Em St. Louis, Schaeffer e sua esposa Edith começou um ministério, Crianças para Cristo. Ao mesmo tempo, os conflitos e cismas na Igreja Presbiteriana forçou-o a defender uma visão elevada da Escritura contra a teologia liberal. Começou o Conselho Internacional de Igrejas Cristãs para combater o Conselho Mundial de Igrejas. Isso o levou para a Europa, onde se estabeleceu na Suíça em 1948.

Mas L'Abri teve sua gênese em uma crise espiritual que tomou conta Schaeffer em 1950-1951. Deprimido pela própria igreja e lutas pelo poder, Schaeffer lutado com a questão: "Como podem as pessoas defender a verdade e a pureza e santidade de Deus com feiúra e aspereza?" Ele ficou insatisfeito, também, com seus próprios fracassos para viver a fé como a Bíblia descreve, de acordo com o Sr. Barrs.

Schaeffer sentiu esses problemas tão profundamente que ele começou a questionar se o cristianismo, se ele tem efeito tão pouco, podia ser verdade. Mais uma vez, como ele fez quando tinha 17 anos, ele mergulhou a leitura da Bíblia em busca de respostas. Ele encontrou-os, tornando-se convencido de que não somente salvação, mas a santificação e de toda a vida do cristão são pela fé. "O sol saiu de novo", disse ele, e ele encontrou "uma nova canção no meu coração."

Agora, além de realização de estudos bíblicos na casa Schaeffer e trabalhar com crianças, os Schaeffers começou grupos de discussão para suas filhas adolescentes e amigos para ouvir as suas perguntas e respostas para contar sobre a Bíblia.

Em 5 de junho de 1955, os Schaeffers elaborou um plano para transformar sua casa em um lugar onde as pessoas pudessem vir a resolver os seus problemas e para a prática de "verdadeira espiritualidade". Sem finanças e com nenhuma garantia de que eles seriam autorizados a permanecer na Suíça, os Schaeffers comprou a propriedade em Huemoz, uma aldeia rural no alto das montanhas com uma vista espetacular dos Alpes.

Ranald Macaulay, um estudante na Universidade de Cambridge que se envolveu com as Schaeffers nos primeiros dias (e mais tarde se casou com sua filha Susan), disse que o fundador da L'Abri era coerente com seu princípio organizador: viver em contínua dependência da graça de Deus. Em um marco 11-13 Jubileu de L'Abri Fellowship no Centro da América, em St. Louis, o Sr. Macaulay disse que os Schaeffers resolveu fazer nenhuma publicidade para os trabalhadores, não de marketing para atrair novos, sem captação de recursos, e sem planejamento de princípios em contraste com a maioria dos outros ministérios.

Os Schaeffers viu L'Abri como um único experimento, eles não necessariamente recomendaram esta dependência radical na providência de Deus como um padrão para outros ministérios, mas as necessidades sempre foram atendidas. Preocupada com indivíduos que atingem os Schaeffers estavam contentes com números pequenos. Ao longo do tempo, no entanto, o efeito do seu trabalho multiplicado. Mais de 1.000 alunos  participaram da celebração do jubileu de L’Abri.

Os Guinness, Harold O.J. Brown, e Chuck Colson, todos os grandes pensadores evangélicos que foram moldadas pela L'Abri-deu endereços. O roteirista Brian Godawa, que escreveu To End All Wars, deu um workshop sobre transformação de Hollywood. Teólogo e crítico cultural Vishal Mangalwadi, da Índia, falou sobre sua próxima série de documentários para TV sobre o impacto da Bíblia, O Livro do Milênio. Tabelas de livros encheu-se de títulos por alunos L'Abri.

Workshops focada nas várias facetas de "Os temas centrais de L'Abri," "Transformando Tudo na Vida", e "a verdadeira espiritualidade." As noites fechadas com concertos de música clássica.

Mas ao contrário da maioria idéia-embalados conferências, o programa também programada a tempo para a comunhão: uma hora e meia dedicada ao almoço, 30 minutos entre as sessões; tardes livres e no começo da noite para que as pessoas tinham tempo para conversar. As pessoas que haviam crescido perto na comunidade cristã de L'Abri, mas que não se viam há décadas abraçamos e rimos e retomou suas conversas. Os membros da família recordou os primeiros dias. Sr. Macaulay disse que os Schaeffers limpou os móveis, criada cadeiras, e fez preparativos elaborados em seu chalé, enquanto Schaeffer, vestindo um terno preto, pregou um sermão, tudo brilhante para três pessoas. O Sr. se lembra Macaulay pensando: "Ah, se todos pudessem ouvir isso!" Naqueles dias, disse ele, foi emocionante quando 10 pessoas compareceram ao L'Abri.

Na primeira Schaeffer resistiu gravando as palestras, temendo que isso iria estragar a sua espontaneidade. Mas um dia sua filha Susan sorrateiramente se escondeu em uma planta hera um microfone conectado ao seu leitor de cassetes portátil. As fitas circularam em grupos de estudantes na Inglaterra, criando uma demanda por mais fitas e um suprimento constante de L'Abri peregrinos. Eventualmente, ele se virou algumas de suas palestras em livros.

Mais e mais pessoas-alunos, os hippies, os sacerdotes homossexuais, viciados em drogas e andarilhos que tenta "encontrar-se", procurou este "abrigo" nas montanhas. Alguns permaneceram por algumas semanas, outros por vários meses. Na década de 1970, várias centenas poderia estar lá ao mesmo tempo, ficar em chalés construídos na propriedade expansão acima de uma estrada de montanha-russa.

Schaeffer trocau seu terno preto pregador norte-americano para lederhosen e uma bengala. Ele se envolveu em discussões pessoais com visitantes alimentados também pelo número crescente de trabalhadores que aderiram L'Abri no ministério. Os visitantes participaram da vida da comunidade, fazendo as refeições juntos, fazendo trabalho físico, estudando a Bíblia, valorizando conversas profundas, e caminhando nas montanhas. Esta, continua a ser o padrão de hoje nos ramos L'Abri em todo o mundo, exceto que Schaeffer é ouvido apenas na fita.

Ao longo de 50 anos, de acordo com Larry Snyder, diretor de Rochester L'Abri, ninguém sabe quantas pessoas passaram por L'Abri. Ninguém mantidos registros. O que importava, em seguida, e é evidente agora é que L'Abri foi uma experiência de mudança de vida.

Schaeffer convenceu incrédulos para enfrentar as contradições em suas visões de mundo próprias, revelando sua incapacidade para explicar o que é mais importante na vida (amor, beleza, o que significa). Ele, como ele descreveu, "tomar o telhado", trazendo o não-crente, quase a ponto de desespero, para reconhecer a sua condição perdida. Em seguida, ele aplicou o evangelho  de    Cristo. 


Enquanto familiarizados com a teologia de Kuyper, Dooyeweerd, e Van Til, Schaeffer foi preso apenas à visão de mundo estabelecida na boa criação a Bíblia de Deus, o homem caiu em pecado e suas conseqüências, a redenção através de Cristo, que ele disse está de acordo com a realidade em todas as suas dimensões. Os descrentes não podem trazer-se para ser completamente consistente com seus próprios pressupostos, uma incoerência que é um resultado da graça comum. "Assim, ilogicamente," ele escreveu em 1948, "os homens têm em suas visões de mundo aceitos várias quantidades de que é nosso. Mas, ilógico que seja, ele está lá e podemos recorrer a ele."

Mesmo com os visitantes hostis, o Sr. Barrs disse, Schaeffer "tinha um agudo senso de quebrantamento das pessoas e caída" e ", portanto, seria tratá-los com compaixão."

Fora desses encontros cresceu um corpo de trabalho escrito: Escape from Reason (1968), a verdadeira espiritualidade (1971), e Ele Está Lá e Não Está Calado (1972). Schaeffer desenvolveu conceitos extraordinariamente frutíferas: como os seres humanos precisam de ambos "forma e liberdade", como as pessoas hoje compartimentalizar suas vidas em um objetivo sem sentido "andar de baixo" (o reino da ciência e da verdade) e um místico, "andar de cima" não-racional da subjetividade e emoção (que se torna a esfera da religião, estética e moral); como os seres humanos são pecadores e quebrado devido à queda, mas como ao mesmo tempo os seres humanos têm um valor intrínseco ea dignidade, tendo a imagem de Deus.

Esses conceitos-alimentada por discussões e práticas de vida comunitária em L'Abri, rapidamente impulso reuniu público. Antes de L'Abri, muitos protestantes conservadores não tinha nenhum problema com a legalização do aborto, considerando-a uma questão católica e responder de um joelho-jerk anti-catolicismo. Mas os Schaeffers mostrou que o aborto, juntamente com a crescente aceitação da eutanásia e da vinda da engenharia genética, constitui um ataque horrível em tudo o que significa ser humano. Com a série de livros e vídeo Como viveremos então? (1976) e O que aconteceu com a raça humana? (1979), as idéias de Schaeffer se espalhar para um público mais amplo. Com Um Manifesto Cristão (1981), ele chamou os evangélicos para a luta contra o aborto e para o ativismo político para reverter o que ele viu como a tendência de ambos anarquia moral e da tirania política.

Tal ministério prolongado foi uma parceria com a esposa de Schaeffer. "Se o tempo permitido, um seminário inteiro poderia ser dedicado à obra de Edith Schaeffer," autor e L'Abri alum Os Guinness disse à multidão jubileu. Os problemas de saúde, incluindo uma deterioração esôfago, impediram esposa Edith Schaeffer, 92, de assistir ao St. Louis jubileu. Sempre uma parte ativa da L'Abri e uma própria autora, ela está atualmente em um hospital suíço. Há, de acordo com Udo Middleman, marido de Schaeffer filha Debbie, a família está lutando contra os perigos próprios Schaeffer descritos como membros da família insistem em tratamento ativo e cuidados para a Sra. Schaeffer contra um estabelecimento médico europeu que se contenta em suspender o tratamento e para permitir que ela simplesmente a morrer.

Essas lutas só enfatiza que, em muitos aspectos, a cultura do relativismo, o irracionalismo, e egocentrismo que Schaeffer antecipa está aqui. "Os pós-modernistas são tão focados em I, me, a mim mesmo que eles têm dificuldade para se concentrar em qualquer coisa além de si mesmos", disse L'Abri Austrália líder Frank Stootman. E, no entanto, disse ele, o método de Schaeffer de levar as pessoas com seus pressupostos às suas conclusões lógicas e mostrando a superioridade de uma cosmovisão bíblica é ainda eficaz.

Por Staffan Johansson, de L'Abri, na Suécia, disse que os candidatos MUNDO hoje são menos filosófica do que eram na década de 1960. Em vez de lutar com questões acerca do sentido da vida e verdade objetiva outro, eles estão mais preocupados com problemas de relacionamentos eo significado de seus trabalhos e profissões. "Nós fazemos mais na Suécia, com vocação", disse ele. "E ainda assim, isso é o que L'Abri sempre fez", relativo fé para toda a vida.

Sr. Guinness disse que "o gênio da apologética de Schaeffer ainda tem que ser totalmente dobrados." Quando perguntado sobre como alcançar a cultura, o Sr. Guinness disse que uma das grandes idéias de Schaeffer é que temos de chegar não a culturas, mas indivíduos. Cada indivíduo tem suas próprias questões, lutas pessoais, e quebrantamento moral. Schaeffer levava tudo a sério, abordando as pessoas, um por um, dando-lhes, às vezes durante o tempo de um primeiro sentimento de pertença a uma comunidade.

Muitas abordagens para evangelismo e crescimento da igreja hoje são impessoais, com base em fórmulas de manipulação e as técnicas de marketing de massa e ao consumismo. L'Abri honre a dignidade e as necessidades distintas espirituais de cada indivíduo. Muitos evangélicos pensam que cristianismo precisa ser suavizado e mais fácil de torná-lo atraente para as pessoas de hoje. L'Abri ensina que o cristianismo tem substância e profundidade, que tem algo a oferecer para as pessoas atenciosas, educadas, e que-não diluído-Cristianismo bíblico pode mudar suas vidas.

Cinquenta anos depois, o evangelismo, mais uma vez enfrenta o problema de ser toque negativo ou ineficaz, mundano, ou de fora. L'Abri permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário