Senhores Atenienses, Ouçam!

Senhores Atenienses, Ouçam!
Senhores Atenienses, Ouçam!

domingo, 12 de dezembro de 2010

DEUS É O SENHOR DA HISTÓRIA E DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO - parte 3

A predestinação delimitou alguns para filhos
                             Efésios 1.5 e 13
            Talvez você possa dizer o seguinte, eu não gosto desta palavra predestinação, ela me causa ojeriza, e eu diria a você tudo bem, goste daquilo que você quiser gostar, mas sou obrigado a dizer que se você não gosta desta palavra, Deus gosta, pois a colocou nas Escrituras.     
Meus queridos talvez vocês possam estar perguntando-se, mas eleição e predestinação não são as mesmas coisas. Eu diria que são conceitos semelhantes, porém não são exatamente iguais, ou seja, como disse a princípio a eleição é a decisão de Deus de retirar alguns de um estado comum, enquanto a predestinação é o destino no qual  Ele coloca essas pessoas.
            Por exemplo: Se Deus simplesmente tivesse escolhido alguns, poderíamos nos perguntar, escolheu para que ?, responderíamos para a salvação, então a salvação é o destino para o qual  Deus nos escolheu.
            Outra exemplificação : Suponhamos que eu tenha uma empresa, e esteja precisando de alguém para trabalhar, eu vou entrevistar 50 candidatos, para uma única vaga. Eu vou escolher essa pessoa, mas se eu ficasse simplesmente no fato de escolher, não responderia muita coisa. Até que essa escolha culminasse em seu objetivo, que é de ocupar a vaga na empresa. Eleição e predestinação estão intrinsecamente ligadas, até mesmo dentro das Escrituras, pois o Senhor nos elegeu e nos predestinou para a salvação, como filhos.      
            A palavra Predestinação no original é (Proorizw), que significa “delimitar”, ou seja, “para aquilo que estamos sendo focalizados”.
            Assim como o horizonte é o ponto de encontro do céu e a terra, assim também Deus estabelece os limites e destino, daqueles a respeito de quem escolheu para adoção.
            Meus queridos vamos tornar esta predestinação com um caráter mais prático para nós. Eu disse que Deus  predestinou alguns para filhos e conseqüentemente para a salvação, então Ele não nos predestinou para inutilização, o que eu quero dizer com isso, olhe para o verso 13 que diz... Sermos filhos escolhidos para Deus, não deve nos projetar para um estado de inércia, ou para uma posição cuja, as nossas atitudes remetem para uma imbecilidade de acharmos que somos melhores que os outros, ou de cairmos na chamada ociosidade doutrinária, em que os eleitos virão. 
             Meus amados em 1 Co 1:21  Paulo nos ensina que  aprouve Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Paulo nos desafia como filhos adotivos de Deus, a agirmos como ele. Paulo fala da eleição, fala da predestinação, mas não fica preso dentro de suas convicções teológicas, muito pelo contrário ele anuncia a palavra da verdade, ele faz reverberar que a salvação é pela graça mediante a fé e é dom de Deus. Ele sabia que foi feito filho por meio de Cristo e que sua fé resultou da sua eleição, e que Cristo não ficou estático em seu trono esperando as coisas acontecerem, mas esvaziou-se de Sua glória  para cumprir cabalmente tudo quanto lhe foi ordenado na eternidade, e morreu na cruz para sermos conforme a imagem Dele, Rm 8:29 nos diz isto. Quem somos nós para ficarmos como vaca de presépio, esperando o natal acabar para serem colocadas na caixa velha e ali ficar mais um ano.  
           A delimitação para sermos filhos deve ser a mola propulsora  de uma fé ativa e prática diante de Deus.
           Aliás, Paulo nos fala que fomos predestinados a sermos conforme a imagem de seu Filho, e as Escrituras nos ensinam  que já fomos glorificados na eternidade. Agora olhe para você, e pense bem sobre quem você é, e o que você tem sido, as palavras que você tem proferido no seu dia-a-dia, as atitudes que você toma ou tem tomado, a natureza do seu coração  morada  de tantos sentimentos mesquinhos e inescrupulosos, todas as falhas que você e eu cometemos,  mesmo sendo regenerados. E agora olhe para Cristo, você será como Ele, pois é o primogênito entre muitos irmãos. Isso deve causar em todos nós uma vida de verdadeiros filhos, pois por meio Dele fomos instalados em Seu reino, mesmo não encontrando nada de bom em nós. Filhos não da ira, mas filhos do favor unilateral do Senhor.
            O apóstolo é preciso em cada palavra que escreve, porque depois de discorrer sobre a eleição, e o destino que ela nos levou, ele diz que tudo que foi feito não pela sua vontade, mas pela vontade do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário